O EXAME TOXICOLÓGICO tornou-se obrigatório para motoristas com CNH nas categorias C, D ou E, com o objetivo de reduzir o número de acidentes nas estradas do país, proporcionando maior segurança para as pessoas no trânsito.

O EXAME TOXICOLÓGICO exigido pelo DETRAN, atua de acordo com a LEI FEDERAL 13.103 de 2015.

Como o exame Toxicológico é feito?

Primeiro você precisa escolher uma de nossas unidades para a realização do seu exame.

Você vai realizar o pagamento e um de nossos técnicos lhe encaminharão para a sala de coleta.

Dentro da sala de coleta, serão retiradas amostras de cabelo, pelo do corpo ou raspas de unha. O procedimento é pouco invasivo e indolor.

Após a coleta de amostras, o material é encaminhado para análise e em até 3 dias úteis o resultado estará disponível para a retirada.

O Exame Toxicológico não exige nenhum tipo de preparação, por isso não é necessário realizar agendamento prévio.

Vale ressaltar que no momento da coleta, serão retiradas duas amostras de cabelo ou pêlos do corpo para análise. Uma para caso você não concorde com o resultado emitido, a segunda amostra é analisada como contraprova, mantendo seu direito de contestação preservado. Neste caso não é necessária a realização de outra coleta, considerando que a segunda amostra foi retirada na mesma janela que a primeira.

O Exame Toxicológico exigido pelo DENATRAN para renovação da CNH e pelo Ministério do Trabalho, através do eSocial e CAGED, detecta substâncias pré-selecionadas e seus derivados a fim de trazer mais segurança para as estradas. Veja abaixo quais são as drogas:

  • Anfetamina;
  • Cocaína;
  • Ecstasy (MDMA, MDA, MDE);
  • Heroína;
  • Maconha;
  • Mazindol;
  • Metanfetamina;
  • Morfina;
  • Opiáceos, incluindo codeína;

Outros derivados como: crack, merla, rebite, skank, haxixe, meth, ice e speed, também são encontrados no Exame Toxicológico de larga janela de detecção.

QUANTO TEMPO DEMORA PARA DROGA SAIR DO CABELO?

O Exame Toxicológico detecta o consumo de drogas realizado nos últimos 90 dias, a partir de uma amostra de cabelo ou pelos do corpo de 3 centímetros. No caso de amostras de unhas, é possível identificar o uso nos últimos 180 dias (6 meses).

A janela de detecção pode variar de acordo com organismo, área do corpo em que o pelo foi coletado, metabolismo e o uso regular de drogas.